quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável:


"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais." Essa foi a definição de Desenvolvimento Sustentável, no Relatório Brundtland, e podemos tirar disso a definição: é uma forma de desenvolvimento que não agrida a natureza, esgotando os recursos naturais, mas, achando formas que não afetem as gerações futuras. Há três componentes muito importantes nesse estudo, são eles:





Sustentabilidade ambiental

sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis. Ou seja, a sustentabilidade ambiental é exatamente o que foi dito é a permanência da vida dos animais e homens sem afetar o meio ambiente.


Sustentabilidade Econômica:

A sustentabilidade econômica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. A conclusão é que Sustentabilidade Econômica é um conjunto de medidas que aborda a preocupação com assuntos ambientais e sociais.

Sustentabilidade sócio-política:

A sustentabilidade sócio-politica centra-se no equilíbrio social, quer na sua vertente de desenvolvimento social, como sócio-económica, é um veiculo de humanização da economia, e ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social, nos seus componentes humanos e culturais. 


Conclusão:


Essa é a melhor definição para sustentabilidade sócio-poítica. Mesmo esse assinto tendo tido por chato por muitas pessoas, ele é muito importante. Ele é importante porque centra-se na conscientização das pessoas para não destruir os recursos naturais não-renováveis, porque eles podem acabar. E cabe a nós, ainda jovens, refletirmos e nos conscientizarmos com isso.


Voltarei em breve, Guilherme Matheus, 13 de outubro de 2010.



Um comentário:

  1. olha eu botei o blog de vcs numa tag vcs tem que responder algumas perguntas ta ok? vou seguir o blog de vcs e vcs podem seguir o meu tbm se quiserem se der trocamos divulgação =]
    http://geralcomand0.blogspot.com.br/2013/01/meu-blog-foi-tagueado.html

    ResponderExcluir